Um aparelho mecânico para calcular Fourier com em rodas e engrenagens


No final do século XIX, Albert Michelson o mesmo que calculou a velocidade da luz com Morley inventou essa máquina que veio para o mercado e tinha a capacidade de marcar 20 sinusóides.

O Analyzer Harmônica, que é, como era chamado, acrescentou co-senos e também pode realizar a operação inversa, que é matematicamente conhecida como a transformada de Fourier e é uma das "equações" mais importantes da história: ele é usado em excesso em digitalização e processamento de dados em sinais de telecomunicações para comprimir um MP3 e um monte de outras coisas.

O analisador protótipo 1897 foi seguido por vários modelos grandes e mais funcionais, que chegou ao mercado, por cerca de 225 dólares na época. Mas quem sabe por que sua história se perde nessas primeiras décadas em que a eletricidade começou a afastar os dispositivos puramente mecânicos.

E eis que, um dia um deles apareceu um pouco pobre, no campus da Universidade de Illinois, onde ele havia passado 40 anos em sua caixa de vidro. Foi estudada, restaurado e afinado. E agora o nosso amado Bill Hammack mais conhecido pelo Engineer Guy - tornou-se a história da recuperação deste precursor máquina de computadores modernos em um vídeo em quatro partes, como ele funciona e exemplos de cálculo de mais um livro precioso e até mesmo cartazes com fotos e todos os detalhes.

0 comentários:

Postar um comentário

  • Sobre Atlacity
  • Chegamos em 5 mil visitantes únicos em duas semanas de blog!

LATEST POSTS

Bem vindos ao Atlacity. O Brasil é meu país!

Costumo separar um tempo antes do café da manhã para ler as últimas notícias do dia, em jornais, blogs ou em redes sociais. Então assisto à BBCnews, Bandnews e CNN para chegar ao blog com uma boa noção do que está acontecendo ao redor do mundo.

Welcome. This is Africa!

Popular Posts

Popular Posts

Followers

Subscribe Via Email (Do Not Edit Here!)

Advertisement

Contact Us

Nome

E-mail *

Mensagem *