A investigação chega-nos dos Estados Unidos e está relacionada com a produção das hormonas que controlam os ciclos de sono. O responsável pela pesquisa diz que há uma hora certa para tomar a 'bica'. Confira os resultados.
O seu dia começa inevitavelmente com uma chávena de café? Pois bem, segundo um estudo recente, realizado nos Estados Unidos, há uma hora certa para o tomar, caso queira beneficiar dos efeitos da cafeína.
Steven Miller, o responsável pelo estudo, um doutorando em ciências da saúde da Universidade de Bethesda, estudou o ciclo circadiano, ou seja, a produção hormonal durante 24 horas, ‘o nosso guia’ para ditar a chegada do sono.
Miller descobriu que o cortisol, uma das hormonas que controla este ciclo e que nos faz sentir alerta, tem o seu pico de produção entre as oito e nove da manhã. Tomar cafeína neste período, diz o investigador, tem pouco impacto, porque o nosso corpo já está a produzir substâncias que nos deixam alerta. O cortisol diminui a eficácia da cafeína, e o café não tem efeito cumulativo.
Segundo Miller, o melhor para usufruir de todos os benefícios do café é coordenar a ingestão deste com a produção de cortisol, ou seja, entre 9h30h e 11h30, 13h30 e 17h, 19h e 21h e 0h e 1h, mais ou menos.
Se quiser, acorde um pouco mais cedo e tome uma xícara, sem a interferência desta hormona.
0 comentários:
Postar um comentário